sábado, 25 de outubro de 2008

A Escala Evolutiva - Revisão do Vestibular


A escala evolutiva começa nos organismos unicelulares, derivados de substâncias carbônicas que vieram dos coacervardos. O coacervado, para aqueles que não se lembram, é uma pasta gosmenta de moléculas. Como se fosse uma geléia sem sabor e viva. Extremamente asqueroso. De repente, esses coacervados começaram a formar os tais organismos protozoários Aí surgiram os Reinos Animal, Vegetal, Fungi e aquele Reino Monera, que eu nunca soube exatamente do que se trata e nem para que serve. Por exemplo, alguém aí já viu uma cianofícea? Duvido. Formaram-se, ainda, o plâncton, o nécton, o bênton, o fitoplâncton e todas essas coisas que dizem que existem mas que ninguém também nunca viu, mas que fazem parte da cadeia marinha ninguém duvida.

Aí vêm as tentativas de fazer alguma coisa com a gosma e surgem todos os outros animais que não tem pêlo e pena: Os poríferos, os cnidários (antigos celenterados), moluscos, vermes nematelmintos, platelmintos e anelídeos, artrópodes, equinodermos, peixes, anfíbios e répteis. Com um tempo, a terra está cheia de animais das mais estranhas formas que nós, inconscientemente, tentamo-nos conscientizar que são "normais". Um bando de bichos com sangue frio, cujos órgãos são todos mal-formados. Os peixes com um coração de duas cavidades. As cobras com três. Aí tem aquelas peles escamosas, lisas, geladas. Uns bichos que se arrastam, outros que vivem um tempo na água e outro tempo fora. Bichos que vivem dentro de conchas, bichos que têm forma de estrela, de pepino. Outros que mais parecem plantas do que animais. sem falar nos animais Abissais, que vivem nas maiores profundidades? Por favor!

Minha opinião é de que a natureza foi brincando de escultor maluco. Fazia um, aí não gostava, punha de lado e fazia outro, aí também não gostava e jogava no mar, e ia montando, montando e ia saindo esse monte de esquisitice. Parece que, nas aves, a coisa começou a andar. Claro que tem os avestruzes, os urubus, aqueles pelicanos e, claro, os pombos ( Que não passam de ratos que voam, e de vez em quando, participam de números de mágica). Nos mamíferos a coisa parece ter alcançado a quase-perfeição. Eu digo "quase" porque tem uns mamíferos que estão mais para peixes, o morcego que mais parece o elo com as aves e aqueles ornitorrincos que parecem ter sido feitos com sucata. Pega uma sobra do pato, as unhas do castor, o corpo da lontra, a cloaca da galinha, uns pêlos do porco-espinho e pronto!
TÔ PRONTO, PODE MANDAR AS SEIS PERGUNTAS DE BIOLOGIA DO PRISE!

Um comentário:

  1. Meldels... Saudade nenhuma das aulas de biologia huahuahuahua

    Boa sorte *.*

    ResponderExcluir