Crepúsculo dos Deuses (1950)Diretor: Billy Wilder
Elenco: Gloria Swanson, Willian Holden
Um dos maiores clássicos de todos os tempos. Esse filme abalou Hollywood e recebeu críticas ferozes ao mostrar as estrelas e o mundo dos filmes como são de verdade. Essas críticas são pontos de vistas, pois empiricamente, o filme é muito bom. O figurino, os cenários, a caracterização da personagem principal que a transformou num mito. Há algo de podre no reino de vidro de Hollywood, e o roteiro noir confere mais destaque para isso. É definitivamente não se apaixonar por Norma Desmond e sua inigualável malícia com as palavras e requinte único, que conflitam ao longo do filme com uma estranha ingenuidade e esperança.
Norma Desmond é uma velha estrela do cinema mudo, que há tempos ficou de lado devido a produção de filmes com som. Com sua pequena fortuna, vive na sua mansão em Sunset Boulevard com seu chimpanzé de estimação e seu mordomo. Do outro lado da cidade, vive um roteirista falido que não consegue emplacar nenhum roteiro. Devendo dinheiro a todos, acaba em frente a mansão de Norma depois de fugir de seus credores. Envolvido pela astuta atriz, acaba morando na mansão e ajeitando um roteiro de seu novo filme, que será sua ressurreição no mundo do cinema. Vivendo as custas de Norma, acaba enredando um romance inusitado e se torna o único companheiro da diva.
Secretamente, (nome) foge as noites para se encontrar com uma velha conhecida e trabalhar num roteiro novo. O clima na mansão de Sunset Boulevard piora, Norma sente ciúmes irracionais de seu amante e não aceita que ele precise de outras pessoas além dela para ser feliz. A partir deste momento somos engendrados numa teia de ciúme, traição e segredos. Nada é o que aparenta, a famosa atriz que recebe milhares de cartas no mês pode não ser o que parece, bem como o mordomo, a oferta de um papel em um novo filme e a fidelidade de (nome). Desde a inesquecível primeira cena, até o último e derradeiro segundo de filme, Crepúsculo dos deuses nos prende em frente da tela e nos conquista a cada frase, a cada close-up. Clássico. Clássico. Clássico.
Deve ser booooom! :)
ResponderExcluireu te devolvi a tempo pro post
ResponderExcluirdevia ter enrolado mais alguns meses G_G